EXTRA! #Abelhinha.com/Nalva Melo @CafeSalao! @ElianaLima Especial por Paulo @Praujo, 1 dia na Vida de Nalva Melo...

17 de dezembro de 2012 às 10:51

Uma dia na intimidade daquela que faz a cabeça de poderosos: Nalva Melo

Publicado em Especial

No álbum profissional, quando Nalva produziu Lula – Fotos: Paulo Araújo

Responsável pelo visual de políticos poderosos – Lula já passou pelos seus cuidados -, Nalva Melo é a cabeleireira que se transformou em uma dos maiores incentivadores da arte e das letras na capital dos magos. É sinônimo de profissionalismo e alto astral. Uma vencedora. Faz da vida a arte de viver bem. Soma sucesso e bons amigos. O privilegiado de acompanhar um dia dessa figura instigante foi o jornalista Paulo Araújo. Deleitem-se.

PRIVILÉGIO

São 7h30 da manhã de uma quinta-feira na Praia de Pirangi do Sul. Na casa de dois pavimentos em estilo rústico decorada com dezenas de obras de arte de artistas potiguares, piso de cimento queimado e um frondoso cajueiro na entrada, o silêncio só é quebrado com os trinados dos pássaros e os latidos da yorkshire Tobi e da viralata Pituxa. É nesse paraíso que a cabeleireira Nalva Melo mora há sete anos na companhia do filho Iuri, 18 anos, e da mãe Maria de Lourdes, 72.

Um cantinho, um violão, a recepção

DISPOSIÇÃO

Ainda sonolenta por causa das poucas horas dormidas – na noite anterior participou de um luau na praia de Tabatinha com amigos, entre os quais a artista plástica Civone Medeiros, que pernoitou no quarto de hóspedes -, Nalva recebe o repórter na cozinha com suco de caju colhido na hora. No cardápio, pães fresquinhos, canjica, bolachas sete capa, torradas de queijo e presunto e um café fumegante.

Mesa farta, frustas frescas, a mãe Maria de Lourdes prepara o suco de caju de plantação própria

PARA POUCOS

O cenário ao redor do desejum mais parece uma exposição de arte. Canecas de café ostentam pinturas de Marcelus Bob e Franklin Serrão; máscaras de Flávio Freitas nas paredes da sala; no aparador, uma escultura de Zaia reproduz a cabeça de Nalva em tamanho natural; e um aparelho de TV antigo, presente da amiga e vizinha Elisabeth Venturini, lembram como a proprietária da casa é louca por arte. "Construí essa casa de forma a lembrar a da minha infância, em Lajes, e enchi ela de lembranças dos amigos queridos".

Arte por todos os lados

 EXPONDO NA ÁUSTRIA

Conversa à mesa, Civone relembra o sucesso da exposição de perucas de sisal que Nalva confeccionou e foi exibir na Áustria a convite dela, durante as comemorações dos 500 anos do Brasil.

PODE VIR SURPRESA

8h30, o mesmo drama de toda mulher para sair de casa: o que vestir e como arrumar o cabelo. Experiente, passa pequena quan-tidade de maquiagem no rosto e mostra ao repórter como já "espantou o cansaço". Depois, solta as belas madeixas cacheadas, escolhe um colar para combinar com a camisa bem cortada e a calça jeans que lhe cai bem no corpo magrinho – ela é louca para engordar, leitoras! – e equilibra-se numa sandália de salto médio. Na mala do carro há sempre um scarpin de reserva para eventualidade – que na agenda de Nalva é uma regra.

Segredos de beleza

PARAÍSO

Da porta de casa até o Café Salão, na Ribeira, são exatos 30 quilômetros, que Nalva vence em 40 minutos. No caminho vão se descortinando paisagens encantadoras como o encontro do rio Pirangi com o mar, o maior cajueiro do mundo, cujos galhos no sentido Pirangi-Natal já estão quase todos erguidos, para alegria dos motoristas, e a linda e esverdeada baía da praia de Cotovelo. "Todo dia eu viro o pescoço para olhar essa pintura e encontro um cenário diferente", enfatiza.

Roteiro privilegiado

 GRIFE EM HOMENAGEM

Para frustração do repórter, Nalva não costuma pegar a Via Costeira para chegar à Ribeira. "Sempre tenho coisas para resolver no meio da cidade e o "passeio" acaba aqui, na altura da rótula de Ponta Negra", diz, enquanto ajeita os óculos escuros de armação branca da grife Volpini que leva o seu nome. Assim como outras mulheres de destaque em Natal, foi homenageada há dois anos pelo empresário caicoense Helder Volpini com o acessório, que não tirou mais do rosto.

SALÃO, ARTE, DELÍCIA

O Café Salão, instalado há 18 anos no piso térreo do edifício Bila, na Av. Duque de Caxias, é, por si só, um personagem. O piso de ladrilho hidráulico e o pé direito altíssimo são de tirar o fôlego. A iluminação e a decoração remetem a um set de cinema. Uma reprodução fotográfica gigantesca de uma instalação feita com cabelos pelo pernambucano Tunga e um poema de Civone dão a dica: aqui, como na casa em Pirangi, respira-se arte. No tempo de espera, o cliente relaxa em pufes confortáveis, ouvindo jazz, bossa nova e outros ritmos suaves, enquanto sorve um expresso bem tirado ou um conhaque servido no bar.

Salão e Café e Palco

MAQUIANDO LULA

Numa estante, mais de 50 livros com temática potiguar chamam atenção do repórter. Literatura e política são os destaques. Detalhe: todos autografados com palavras de carinho para Nalva. Lá estão, por exemplo, o primeiro livro de memórias de Aluízio Alves Filho, cujo prefácio é assinado pela ex-prefeita Micarla de Sousa. Por falar em políticos, Nalva é responsável pelo visual inconfundível da ex-governadora e futura vice-prefeita Wilma de Faria. Na última campanha eleitoral, cuidou do cabelo e da maquiagem de Carlos Eduardo. "Ele já indicou o meu salão para várias pessoas", confessa. Numa de suas passagens por Natal, o ex-presidente Lula também ficou sob os cuidados de Nalva.

Boa leitura

POINT

Ícone da aposta de muitos empresários na tão sonhada revitalização da Ribeira, o Café Salão tornou-se, para além de um lugar onde as pessoas cortam cabelo, fazem as unhas e se embelezam, uma galeria de arte e um ponto de encontro de artistas, intelectuais, fotógrafos, gente da moda, jornalistas e outras figuras descoladas da cidade. O primeiro artista a aproximar-se de Nalva, em 1995, foi Marcelus Bob. Ele sugeriu e ela topou realizar no local a I Mostra Coletiva de Artes Plásticas, que reuniu nomes como Marcelo Fernandes, Zaia, Pedro Pereira, Dickson Tavares, Guaraci Gabriel, Wendell Gabriel e Jota Medeiros. "Foi uma revolução na cidade", lembra. Hoje a programação também conta com mostras de cinema, desfiles de moda e "happenings" (intervenções rápidas de poetas e artistas).

Amigos, Artistas, Incentivadores

ANTIGO NOVO

Os e-mails e a página pessoal no Facebook são checados num notebook que divide lugar com uma máquina de escrever Olivetti. Marcações são feitas por meio de um telefone preto antigo, daqueles com um disco. Tudo é vintage, como a cadeira de barbeiro americana original com mais de 100 anos. Ela também atende clientes Vip em casa, sem perder a simplicidade de quem começou, há 30 anos, no salão de Antônia Lima (tia da Abelhinha), no Centro da Cidade, de onde foi para a TV Tropical, até abrir o Café Salão, em 1994.

Outrora e Atual

RIBEIRA DE ENCANTOS

Almoço no Consulado Bar, num casarão que nos anos 1940 foi o consulado da Itália em Natal. Junto com o Café Salão, o Buraco da Catita e a Casa da Ribeira, forma o chamado "quadrilátero da resistência" boêmia local, além dos bares da rua Chile e, claro, os empreendimentos comerciais que nunca saíram ou se instalaram no bairro. "Temos que revitalizar a Ribeira, isso é indiscutível. A cidade precisa descobrir a beleza desse bairro e o poder público precisa agir, com um projeto sério de recuperação", diz.

Almoço rápido em casarão histórico – sempre na Ribeira

HOLOFOTES

Com o maquiador Gilvan Fernandes, foi para o Centro de Convenções maquiar e arrumar os cabelos de Krystal, Camila Masiso, Valéria Oliveira, Caio Padilha, Wigder Valle e o sanfoneiro Zé Hilton. O grupo se juntou às 20h30 à Orquestra Sinfônica do RN para o espetáculo "Clássicos do Baião – Tributo à Gonzagão", um projeto do Sesc.

Com Gilvan, produzindo Krhystal

MAIS FESTA

Depois, cadeira no Buraco da Catita para assistir a performance artística da amiga Civone Medeiros. "Adoro o trabalho de Civone", frisa. Feliz da vida, rodeou-se de amigos, como se tudo em sua volta fosse uma longa e delicada tomada de um filme de arte onde ela é muito mais do que a cabeleireira e maquiadora que arrumou os atores e atrizes. É a própria artista. Meia-noite, volta para Pirangi do Sul.

Maquiando Wilma de Faria, desde muito

Na sua suíte, conforto e arte

Mais arte

Arte por todos os lados

Boa equipe

Maquiagem completa

Pincéis para a arte de produzir visuais

 

Fonte: Blog ABELINHA.COM > www.blog.tribunadonorte.com.br/abelhinha

Mais notícias no Twitter da Abelhinha: www.twitter.com/elianalima

Nenhum comentário: